Muscle Car, o que é?

Na verdade é uma pergunta difícil. 

Definindo aproximadamente, um muscle car era um carro de tamanho médio, com um preço razoável e preparado para o alto desempenho graças aos seus potentes motores V8. Esta é uma definição bem resumida. 




A era dos Mucle Cars começou em meados dos anos 60 e acabou, tragicamente, com a crise do petróleo em meados dos anos 70, quando os jovens desejavam ter um carro diferente daqueles que tinham seus pais, com alto desempenho, aparência musculosa e que fosse vertiginoso ao circular pelo asfalto. E quando digo vertiginoso, me refiro a sua potência e o impacto que causavam nas pessoas. 

Todos estes conceitos se converterão em uma mina de ouro para as grandes marcas americanas, que logo perceberam e souberam tirar proveito desse novo tipo de carros. Em poucos anos, Ford, Chevrolet, Pontiac, Oldsmobile e Dodge lançaram seu próprio muscle car no mercado. Inclusive algumas marcas tiveram vários modelos em seus catálogos. Naturalmente, nem todos os Mustang, Firebird, Charger ou Camaro eram Muscle Cars. Esta definição se aplicava somente às versões mais potentes de certo modelos lançados naqueles anos. Mas isso era uma faca de dois gumes e foi bem usada pela indústria automobilística americana. Não eram todos que podiam se permitir ter um Ford Mustang Boss 429 ou um Chevrolet Camaro Z28, mas estavam dispostos a comprar um Mustang ou um Camaro com apenas alguns opcionais e sem tanta potência.

0 comentários:

Postar um comentário